Nascido em Paris a 08/01/1933 Rajmund Roman Liebling ou como é conhecido internacionalmente Roman Polanski, é um sobrevivente. Ao descobrir a morte da mãe nos campos de concentração foge do "Gueto de Varsóvia" e passa a segunda guerra mundial escondendo-se em vários lugares, material obviamente inspirador para o seu contundente filme "O Pianista" em que o protagonista Adrien Brody vive a mesma situação. Ao terminar a guerra conseguiu terminar os estudos na Escola de cinema de Lodz na Polônia.
Seu filme de estréia foi "A Faca na água", na polônia pós-guerra e seu primeiro clássico "Repulsa ao Sexo" foi realizado em Paris com Catherine Deneuve. Iria para os EUA logo depois e faria enorme sucesso com "O Bebê de Rosemary" e "A Dança dos Vampiros" incensados pelo público e pela crítica. Destacando a influência em seus filmes da infância marcada pelo medo, pois na maioria deles o sentimento claustrofóbico é quase constante. Ainda colhendo os louros pelos dois filmes premiados, enfrentou a tragédia que mudaria sua vida para sempre: sua esposa a atriz Sharon Tate, grávida de 8 meses foi assassinada por Charles Manson e seus fanáticos.
Inconformado, Polanski se afasta retornando à Europa. Em 1974 voltaria ao EUA para filmar outro clássico "Chinatown" com Jack Nicholson e Faye Dunaway. Novamente sua vida iria sofrer um nova virada ao ser acusado de dopar e estuprar uma menina de 13 anos, teve sua prisão decretada, fugiu para a Europa e nunca mais pisou em solo americano. No final dos anos 70 dirige "Tess" com Nastassja Kinski jovem e belíssima em homenagem à Sharon fã do livro. O filme ganhou os Oscars de fotografia, direção de arte e figurino e foi considerado um pedido de desculpas à Samantha, nome da modelo envolvida no escândalo que o fez fugir. O filme retrata uma menina sendo abusada sexualmente e conseguindo dar a volta por cima em uma sociedade altamente preconceituosa no Séc. XIX.
Seus filmes passaram a intercalar sucessos e outros a serem desdenhados pela sempre crítica especializada: "Lua de Fel", "O Escritor Fantasma", "A Morte e a Donzela", "Busca Frenética" onde ele conheceu Emanuelle Seigner, musa e companheira e o Já comentado "O Pianista" ganhador do "Oscar" de diretor, Palma de Ouro no festival de Cannes e 7 prêmios César. A História adaptada do músico Judeu-Polonês Wladyslaw Szpilman conta um pouco da história do diretor e um jornalista verbalizou que a cena chave do filme, onde o Judeu confronta o Nazista, sendo obrigado por ele a tocar no meio dos escombros, teria sido a razão de ser de todo o filme. Pura especulação em uma vida cheia de perseguições, tragédias e com um bom roteirista daria um excelente filme.



Nenhum comentário:
Postar um comentário